top of page
Buscar
  • Foto do escritorOTIFF S.A.

14 e 15 de maio: Dia da Independência do Paraguai

É importante estudarmos o passado, dentre tantas finalidades, destacaríamos o fato de poder aprender e entender os acontecimentos que nos antecederam, para assim melhorarmos nosso presente e nos posicionarmos para prosperarmos no futuro. Paraguai celebra sua Independência nos dias 14 e 15 de maio, sendo o único país do mundo a promover essa celebração em dois dias. Isso ocorre pois, o início da manobra revolucionária é datada pela grande maioria dos historiadores, às 22:00 do dia 14 de maio de 1811, avançando com as tratativas madrugada adentro, já em 15 de maio de 1811. Paraguai foi o segundo país da América Latina a independizar-se e o primeiro a se liberar do domínio espanhol. O primeiro foi o Haiti, em 1804, depois de árduas batalhas contra o colonialismo francês. Dos países que eram territórios espanhóis nas Américas, Paraguai foi o primeiro a promover sua independência em 1811, pouco tempo depois o acompanharam Uruguai e Argentina. Na independência paraguaia não houve nenhum derramamento de sangue. Para outros países latino-americanos a Independência é sinônimo de batalhas abruptas e violentas, ao passo que no Paraguai, apenas 80 soldados posicionaram 6 canhões e 2 deles apontados diretamente para a casa do Governador, que diante às ameaças, cedeu por completo ao pleito dos revolucionários.

Paraguai foi o primeiro país a propor uma Confederação de países sul-americanos através de um documento histórico datado em 20 de julho de 1811.

Paraguai se consagrou como a primeira República Sul-americana através do Regulamento Governamental aprovado em Congresso em 1813.

Feliz dia da Independência Paraguaia.





24 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page